sexta-feira, abril 09, 2010

Litoral do Piauí



Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: www.deltadoparnaiba.com.br
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp


O litoral do Piauí tem 66km de extensão e é marcado por externas e ensolaradas praias, cercadas de dunas de areia branca e de lagoas de água doce. O delta do Parnaíba despeja suas águas no atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.

Trecho do litoral brasileiro onde, estão a cidade e o município de Luiz Correia teve os seus primeiros visitantes europeus ainda no alvorecer do século XVI. Foi o primeiro pedaço do atual território piauiense tocado pela gente branca da Europa.

Estabelecido o domínio português, muitos foram os navegantes que andaram pela costa do que seriam mais tarde a América do Sul. O litoral do Piauí, bem como a foz do rio Parnaíba e outros acidentes geográficos costeiros, foram todos devidamente Mapeados a partir de inúmeras expedições havidas no primeiro século da colonização. Tendo na criação de gado a sua atividade econômica primeira, no litoral a atividade pesqueira é o elemento Agregador do primeiro núcleo de habitantes brancos que, segundo os registros históricos, constituíram a partir de 1820 a povoação marítima de Amarração.

Ressalte-se que as idas e vindas da legislação régia que dispunha sobre a criação da Capitania do Piauí no século XVIII acabam ensejando a apropriação pelo Ceará da área litorânea continental piauiense por mais de um século. Neste contexto, Amarração nasce como uma povoação sob jurisdição cearense e emancipar-se-á enquanto municipalidade sob as leis da dita província, no ano de 1874, instalada oficialmente em 1879. Sob os auspícios do Ceará, já houvera se tornado sede de Distrito e de Freguesia em 1865 e 1870, respectivamente.

Em 1880, por força de lei Imperial, o município de Amarração é incorporado ao Piauí, mediante troca feita com o município de Príncipe Imperial, que passou à jurisdição dos cearenses (são hoje os municípios de Crateús e Independência ) com enorme vantagem. Como fundamento da decisão, para além do reconhecimento de uma velha e comprovada marca fronteira, foi alegada a necessidade de o Piauí ter porto marítimo, o que tem sido uma permanente aspiração da população litorânea, notadamente de suas elites econômicas.

Decreto Imperial numero 3012 de 22 de Outubro de 1880 estabelece a troca dos territórios Independência e Príncipe Imperial pertencentes ao Piauí, pelos territórios de Amarração e Timonha pertencente ao Ceará.

Grave, porém, foi uma avalanche (ressaca) do mar em 1888, que quase fez desaparecer sob as marés e nuvens de areia a sede da municipalidade. Reconstruída paulatinamente, a Vila estagnou, até que em 1922 foi ligada por via férrea ao restante do Piauí.

Na década de 1930, o município teve sua original e poética denominação mudada de Amarração para Luiz Correia, Em homenagem a Luís de Moraes Correia. Jurista, sociólogo e escritor. Nascido em 23 de Dezembro de 1881 na vila de Amarração. Luís de Moraes Correia é o patrono da cidades de Luiz Correia - Piauí.

A partir dos anos 70, Luís Correia tem passado por um processo de exploração urbana em função do dinamismo da atividade turística. A povoação, que durante mais de um século funcionou como estação de veraneio dos parnaibanos, viu instalar-se no seu território milhares de casas de praia pertencentes a pessoas oriundas de todo o estado, Notadamente da Capital, Teresina.

Litoral do Piauí

Praia de Atalaia - Luiz Correia
É a praia mais agitada do litoral piauiense, com mais de 50 bares e um grande fluxo de pessoas.

Praia do Coqueiro - Luiz Correia
A praia se transformou em um grande balneário turístico, com casas de veraneio em quase toda a sua orla.

Pedra do Sal - Parnaíba
É a praia do litoral onde realiza-se campeonato de Surf, por possui ondas enormes, onde também moram muitos pescadores. .

Praia de Macapá - Luiz Correia
Ao despejar as suas águas no mar, o rio Macapá forma um belo visual de tranqüilidade.

Praia da Barra Grande - Luiz Correia
Povoado calmo,ideal para descanso. O entardecer é belíssimo.

Cajueiro de Praia - Luiz Correia

Povoado de pescadores , praia para lazer e Habitat Natural do Peixe-boi marinho.

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: www.deltadoparnaiba.com.br
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares