terça-feira, junho 28, 2005

SETE CIDADES



MORAIS BRITO VIAGENS E TURISMO FONES:(86)321-1969 CEL:(86)9412-0102
Site: www.deltadoparnaiba.com.br Parnaiba - piauí

SETE CIDADES

O Parque Nacional Sete Cidades foi criado em 1961 e sua área é de 6.221 habitantes. Seu clima é quente e tropical semi-árido, com temperatura média anual de 26°C.
Está localizado no norte do estado do Piauí, a 140 Km de Parnaíba. Situado numa faixa de transição entre os ecossistemas do cerrado e da caatinga, protege espécies da fauna e da flora encontradas nos dois ecossistemas, como também um dos mais belos conjuntos de formações geomorfológicas do Brasil, conhecidas como as “sete Cidades de pedra”.
O Parque Nacional de Sete Cidades constitui-se em uma verdadeira Universidade, onde seus laboratórios estão a céu aberto. Ciências como a Geologia, a Botânica, a Zoologia e a Arqueologia podem ser estudadas através de exemplos práticos e concretos.
As pinturas encontradas nas paredes rochosas do Parque compõem o “estilo Sete Cidades” e caracterizam-se pela predominância de desenhos geométricos.
O conjunto é ordenados e harmônico, com círculos, linhas retas, curvas e paralelas, representações de sol, lua, animais e mãos.
FICHA TÉCNICAÁrea: 6221 há.Decreto de criação: 50.744Data de criação: 08 de junho de 1961.Ecossistema predominante: cerrado;Faixa de transição caatinga/ cerrado.Atrativos: belezas cênicas, monumentos geomorfológicos, sítios arqueológicos, piscinas naturais e cachoeira.Fonte - IBAMA
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
A área aberta à visitação turistica possui cerca de 12 Km de trilhas. Os trechos são curtos entre os pontos de interesse, e os graus de dificuldades mais acentuados são encontrados na subida para o mirante, no caminho para a Passagem do Índio e na descida para a cachoeira.
É obrigatório que a visita seja iniciada pelo centro de visitantes. Lá você recebe informações sobre o parque, escolhe o tipo de condução e o guia para acompanhá-lo.
PONTOS DE INTERESSE

1ªCIDADEPiscina do Olho d’agua dos MilagresPedra dos Canhões Floresta de PedrasTrilhas da Sambaíba
2ª CIDADEArco do TriunfoSítio Pequeno da Pedra da InscriçãoSítio da Pedra do AmericanoSítio da Mão de BroméliasBibliotecaMirante Sítio do CamaleãoPedra do Castelo
3ª CIDADEDedo de DeusOs Três Reis MagosCurral de PedrasFuro SolsticialMapa do BrasilPedra do Beijo.
4ª CIDADEArcheteCidadelaPortalGrande MuralhaBeijo dos Lagartos Mapa do BrasilPassagem do Índio
5ª CIDADESítio da Pedra da InscriçãoFurna do ÍndioPedra do Imperador Pedra do CameloPedra do Último dos MoicanosGrutas do CatirinaTúmulo do Filho do Catirina

6ª CIDADEPedra da TartarugaPedra do ElefantePedra do Cachorro

7ª CIDADE Gruta do PajéSítio de PinturasCasario


Veja teorias sobre Sete Cidades.
O pesquisador francês Jacques de Mahieu que esteve no Brasil em 1974 atribui as inscrições e pinturas rupestres aos vikings, pela semelhança com os caracteres rúnicos.
O suíço Ludwig Schwennhagen considera os fenícios um dos primeiros povos a habitar Sete Cidades. Eles teriam atravessado o oceano em busca de novas rotas comerciais, devido à Guerra de Tróia e acabaram fazendo de Sete Cidades um grande palco para cerimônias religiosas.
Tribos Tupinambás e Tabajaras relataram ao famoso jesuíta padre Antônio Vieira que os tupis chegaram ao norte do Brasil provenientes de um país que não existia mais. Schwennhagen considera este fato indicação de que a raça Tupi é remanescente do continente perdido de Atlântida.
A idéia de Atlântida ganha reforço com a observação do ítalo-argentino Gabriele D'Annunzio que viu numa pedra encontrada em Ica, Peru, o desenho do continente americano, onde estão assinalados rotas oceânicas ligando Atlântida ao Delta do Parnaíba.
O escritor Erik von Daniken, autor de"Eram os Deuses Astronautas?"acredita que forças não-naturais moldaram Sete Cidades, já que a ação da erosão é visivelmente diferente de cidade para cidade, havendo inclusive linhas retas de tinta vermelha dividindo rochas como num projeto de arquitetura.

www.deltadorioparnaiba.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares